BRASÍLIA – O governo está elaborando um decreto para construir infraestrutura de telecomunicações nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O secretário de Telecomunicações, Max Martinhão, disse nesta terça-feira que o objetivo é instalar ao longo das rodovias, linhas de transmissão e mesmo no Trem de Alta Velocidade (TAV) – que deverá ligar Rio, São Paulo e Campinas – fibra ótica ou dutos para as redes de telecomunicações.

- Os estudos apontam que isto só aumentaria em 1% a 2% o custo da obra e o ganho é muito grande – disse ele.

Um dos desafios do governo, segundo o secretário, é acelerar a construção de fibras óticas para a expansão da banda larga, porque ela está sendo feita pela rede móvel, que usa a radiofrequencia, que é um recurso escasso. Ele disse que somente 6% da população da área rural conta com banda larga.

O secretário disse ainda que é necessário haver o compartilhamento de infraestrutura das empresas de telecomunicações, porque existe uma ociosidade das redes das companhias em torno de 27%. Segundo Martinhão isto gera um ônus, além de significar que elas não têm receita.

Categories: Internet, News, Tecnologia

Leave a Reply


Twitter updates

No public Twitter messages.

Sponsors

  • Cheap reliable web hosting from WebHostingHub.com.
  • Domain name search and availability check by PCNames.com.
  • Website and logo design contests at DesignContest.com.
  • Reviews of the best cheap web hosting providers at WebHostingRating.com.